Esta terça tivemos o CPM. Apesar de sempre ter ouvido que era curso, 1 senhor de um dos casais disse preferir chamar-lhe centro... Curso parece que nos está a ensinar alg1 coisa, disse ele, e não é esse o objectivo daqueles encontros. Supostamente é a partilha de ideias e de vivências, para que um dia mais tarde, quando passarmos por uma situação semelhante a sabermos resolver!
Eram 2 casais (ou meios casais, porque no fim apenas ficaram os homens da relação... Uma não tinha podido ir e a outra teve de ir a meio buscar a filha à dança). Um casal de médicos e um casal de advogados.
Eramos 15 casais se não me engano. Apesar da crise, como o médico disse... haviam 3 ou 4 casais da paróquia da ameixoeira...
É interessante ver ali também como os tempos mudaram... Sentia-me 1 pco melindrada de dizer que já morávamos juntos... Não que ache isso mal, bem pelo contrário... Mas como é um curso de igreja... parece que não iam entender a situação! E lá não me senti nada desconfortável de na apresentação de dizer: Moramos juntos à 1 ano e tal! Não, porque joá antes se tinham apresentado casais que moravam junts... Alguns até já tinham filhos... 2 dos casais decidiram-se casar ao mesmo tempo que batizavam um filho :)
Reunimo-nos em grupos de 3 ou 4 casais... Cada um discutia uma pergunta: Porque estávamos ali(porque iamos casar); o que á o amor; O que ia mudar em relação à vida de solteiro; e porque a percentagem de divórcio hoje em dia é 50%. Nós ficamos com a pergunta do divórcio! Concluímos que um dos grandes motivos é a independêcia financeira da mulher! Hoje em dia os 2 trabalham e ambos podem ter 1 vida separada... Antigamente muitos casais ficavam juntos porque não tinham disponibilidade financeira para ficarem separados, não tinham como pagar 1 casa e as contas! Antigamente as pessoas também eram mal vistas se se separassem... Havia demasiados comentários à volta da separação... Outro ainda é o tempo: hoje em dia trabalhamos demais e stressamos demais! Os trabalhos são cada vez mais exigentes! Parece mal entrar às 9 e sair às 6... E nós próprios queremos mais da nossa carreira... Estamos por isso menos juntos e quando estamos, estamos cansados e sem paciência para construir uma relação! Há falta de comunicação também... E hoje em dia é mais fácil 1 separação e procurar 1 nova do que resolver conflitos próprios da relação! Enfim... são vários os motivos e espero não cair em nenhum deles! Espero que ambos consigamos lutar para que nenhum destes pontos nos atinja!
Foi interessante, mas confesso que achei que iria ser um pouco diferente... Os casais pouco falaram da sua própria experiência... Mas como ambos disseram: cada casal é 1 casal e resolve as coisas de maneira diferente! Existem pessoas que se fecham nelas e existem pessoas que gostam de dar liberdade 1 ao outro para terem amigos e actividades diferentes e actividades só de casal... Nada está certo, nada está errado. Eu prefiro dar espaço e incentivar o noivinho a fazer coisas que lhe dê prazer! Como o projecto 365 dias (http://www.flickr.com/photos/jose_ferreira/). Vamos ter mais 2 terças (seriam 3 mas vamos dar 2 módulos n1 único dia por causa da terça de carnaval).
Veremos como corre na próxima terça :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário